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@Book{RaymundoBiasBranSorr:2019:TrSoSu,
               author = "Raymundo, Maria Henriqueta Andrade and Biasoli, Semiramis and 
                         Branco, Evandro Albiach and Sorrentino, Marcos",
                title = "Avalia{\c{c}}{\~a}o e monitoramento de pol{\'{\i}}ticas 
                         p{\'u}blicas de educa{\c{c}}{\~a}o ambiental no Brasil: 
                         transi{\c{c}}{\~a}o para sociedades sustent{\'a}veis",
            publisher = "MH- Ambiente Natural",
                 year = "2019",
               volume = "1",
              address = "Piracicaba, SP",
             keywords = "Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental, Pol{\'{\i}}tica P{\'u}blicas, 
                         Avalia{\c{c}}{\~a}o e Monitoramento, Indicadores.",
             abstract = "Esta publica{\c{c}}{\~a}o foi concebida na perspectiva da 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental - Mandacaru, aquela que insiste, 
                         resiste, que se espalha, alimenta e tem energia reservada para 
                         suportar longos per{\'{\i}}odos de seca. Os mandacarus 
                         descortinam as intr{\'{\i}}nsecas rela{\c{c}}{\~o}es entre os 
                         humanos e n{\~a}o humanos, entre a alimenta{\c{c}}{\~a}o, a 
                         terra, a {\'a}gua, a educa{\c{c}}{\~a}o, a cultura e a 
                         sabedoria de um povo que resiste a um sistema que a cada dia 
                         implode a natureza, a integridade e a dignidade humana, 
                         amea{\c{c}}ando cada vez mais as diversas dimens{\~o}es da vida 
                         no Planeta. Aqui s{\~a}o reveladas hist{\'o}rias, an{\'a}lises, 
                         interven{\c{c}}{\~o}es, utopias, necessidades, expectativas, 
                         diversidade, caminhadas longas ou iniciantes, - que 
                         avan{\c{c}}aram ou ainda avan{\c{c}}am na 
                         formula{\c{c}}{\~a}o, execu{\c{c}}{\~a}o, monitoramento e 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental-, demonstrando o quanto n{\'o}s 
                         educadores e educadoras ambientais, o quanto as a{\c{c}}{\~o}es 
                         e pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas desenvolvidas neste 
                         pa{\'{\i}}s s{\~a}o mandacarus neste sistema opressor, injusto 
                         e desigual. A partir da materialidade e da complexidade dos 
                         indicadores encontramos no Brasil muitos mandacarus, alguns 
                         est{\~a}o presentes nesta publica{\c{c}}{\~a}o, transparecendo 
                         seus espinhos e sua sucul{\^e}ncia, suas for{\c{c}}as e suas 
                         fores, suas terras rasas e {\'a}ridas {\`a} espera de regadores 
                         e nutrientes que lhes permitam continuar de p{\'e} e existir. 
                         Trazemos nesta publica{\c{c}}{\~a}o a complexidade e a 
                         simplicidade, a beleza e a aspereza dos mandacarus, que nos 
                         mostram, tamb{\'e}m, que os indicadores est{\~a}o em nosso dia a 
                         dia, assim como cantado e poetizado por Luiz Gonzaga: mandacaru 
                         quando fulora na seca {\'e} o sinal que a chuva chega no 
                         sert{\~a}o. Os indicadores, como os mandacarus foridos na seca, 
                         s{\~a}o os sinais que esperamos encontrar, evidenciando que a 
                         natureza segue seu fuxo; que plantas, animais e outros seres vivos 
                         continuam existindo, s{\~a}o os sinais para nos alertar o que 
                         precisamos aprimorar em nossas pr{\'a}ticas educadoras ambientais 
                         pela transforma{\c{c}}{\~a}o que possibilite uma sociedade 
                         justa, livre, solid{\'a}ria, democr{\'a}tica, inclusiva, plural 
                         e em conviv{\^e}ncia com outras formas de vida e de 
                         exist{\^e}ncia na Terra. O que se apresenta nessa 
                         publica{\c{c}}{\~a}o {\'e} parte do Sistema Brasileiro de 
                         Monitoramento e Avalia{\c{c}}{\~a}o de Pol{\'{\i}}ticas 
                         P{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental (MonitoraEA), 
                         formado por oito dimens{\~o}es, 27 indicadores compostos, 
                         ferramentas tecnol{\'o}gicas de an{\'a}lises espaciais e 
                         processos educadores que permitam di{\'a}logos, refex{\~o}es, 
                         acolhimento, criatividade, movimento, registros, 
                         sistematiza{\c{c}}{\~a}o e comunica{\c{c}}{\~a}o sobre a 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental no Pa{\'{\i}}s. Desse modo, o 
                         Sistema MonitoraEA intenciona transparecer as fores dos mandacarus 
                         que est{\~a}o escondidas, a terra seca ou f{\'e}rtil onde esses 
                         mandacarus resistem e pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental se espalham pelo Brasil, sabendo-se 
                         de suas car{\^e}ncias, demandas e potencialidades. Aberta por um 
                         pref{\'a}cio profundo e esperan{\c{c}}oso de Moema Viezzer e 
                         encerrado por Isabel Carvalho num posf{\'a}cio art{\'{\i}}stico 
                         e provocador, essas autoras nos d{\~a}o o deleite da leitura em 
                         met{\'a}foras, nos encorajando a seguir nas utopias das 
                         pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o 
                         Ambiental, fazendo-nos acreditar que o monitoramento, a 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o e os indicadores podem contribuir para regar 
                         e nutrir o solo que n{\'o}s, educadoras e educadores, encontramos 
                         e no qual nos encontramos com as demais manifesta{\c{c}}{\~o}es 
                         n{\~a}o humanas de vida. A publica{\c{c}}{\~a}o, que est{\'a} 
                         dividida em duas partes, pode ser caracterizada como uma fotografa 
                         dos matizes da resist{\^e}ncia no campo da Educa{\c{c}}{\~a}o 
                         Ambiental (EA). A primeira parte traz 19 artigos escritos por 
                         autores e autoras convidadas a refetir sobre monitoramento e 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o de projetos ou pol{\'{\i}}ticas de 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental em seus v{\'a}rios aspectos e 
                         inter-rela{\c{c}}{\~o}es a partir dos indicadores 
                         constru{\'{\i}}dos pela Articula{\c{c}}{\~a}o Nacional de 
                         Pol{\'{\i}}ticas P{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental 
                         (ANPPEA). Destaca-se que a ANPPEA, criada em 2015, {\'e} 
                         tamb{\'e}m fruto de um processo de resist{\^e}ncia do campo da 
                         EA, que buscou inovar em arranjos institucionais para contribuir 
                         para o fortalecimento do ciclo de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas 
                         multic{\^e}ntricas e multiescalares, valorizando a pluralidade de 
                         atores, territ{\'o}rios, fazeres e pensares. Na primeira parte 
                         encontramos artigos sobre monitoramento e avalia{\c{c}}{\~a}o de 
                         pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de EA do nacional ao local, das 
                         escolas {\`a}s unidades de conserva{\c{c}}{\~a}o, com 
                         an{\'a}lises enriquecedoras e inovadoras sobre leis, riscos e 
                         desastres socioambientais, arranjos 
                         pol{\'{\i}}tico-pedag{\'o}gicos, registros hist{\'o}ricos da 
                         Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental de norte a sul do Brasil. Instituto 
                         Chico Mendes de Conserva{\c{c}}{\~a}o da Biodiversidade (ICMBio) 
                         e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais 
                         Renov{\'a}veis (IBAMA) apresentam suas trajet{\'o}rias e 
                         estrat{\'e}gias que avan{\c{c}}am em pol{\'{\i}}ticas de EA no 
                         pa{\'{\i}}s. Destaca-se ainda a import{\^a}ncia de movimentos 
                         socioambientais, como o Observat{\'o}rio da Educa{\c{c}}{\~a}o 
                         Ambiental (Observare) e da Rede Brasileira de Educa{\c{c}}{\~a}o 
                         Ambiental (REBEA), que fazem an{\'a}lises da conjuntura nacional 
                         e global em narrativas sobre o exerc{\'{\i}}cio do controle 
                         social, que {\'e} ou deveria ser parte de qualquer 
                         pol{\'{\i}}tica p{\'u}blica. Al{\'e}m disso, a primeira parte 
                         da publica{\c{c}}{\~a}o tem em seu artigo inicial a 
                         descri{\c{c}}{\~a}o e a refex{\~a}o sobre o processo 
                         participativo de constru{\c{c}}{\~a}o do Sistema MonitoraEA, 
                         possibilitando aos leitores e leitoras a compreens{\~a}o do 
                         conjunto da obra, o entendimento das partes 1 e 2 como uma 
                         estrutura de capilaridade de mandacarus por este pa{\'{\i}}s de 
                         tantas realidades. Abrimos a segunda parte desta 
                         publica{\c{c}}{\~a}o com um artigo sobre a relev{\^a}ncia do 
                         registro e da sistematiza{\c{c}}{\~a}o de experi{\^e}ncias para 
                         os processos educadores ambientais, necess{\'a}rios ao 
                         monitoramento e {\`a} avalia{\c{c}}{\~a}o, com 
                         a{\c{c}}{\~a}o-refex{\~a}o-a{\c{c}}{\~a}o. Ap{\'o}s este 
                         artigo introdut{\'o}rio, temos os relatos resumidos de 23 
                         experi{\^e}ncias desenvolvidas pelos participantes das cinco 
                         ofcinas de indicadores de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de EA 
                         realizadas pela ANPPEA nas regi{\~o}es Norte, Nordeste, 
                         Centro-Oeste, Sudeste e Sul com o prop{\'o}sito de 
                         forma{\c{c}}{\~a}o de formadores e de constru{\c{c}}{\~a}o do 
                         banco de dados piloto da Plataforma MonitoraEA. As 
                         experi{\^e}ncias sistematizadas e registradas comp{\~o}em a 
                         carga hor{\'a}ria da forma{\c{c}}{\~a}o realizada, num processo 
                         pedag{\'o}gico da pr{\'a}xis, integrando esta 
                         publica{\c{c}}{\~a}o. Os relatos demonstram a capilaridade 
                         alcan{\c{c}}ada no Brasil, dando voz e visibilidade n{\~a}o 
                         apenas aqui nesta publica{\c{c}}{\~a}o, mas, principalmente, nos 
                         territ{\'o}rios de atua{\c{c}}{\~a}o desses educadores e 
                         educadoras ambientais. Desse modo, a presente 
                         publica{\c{c}}{\~a}o tem sua riqueza pelo envolvimento de 162 
                         autoras e autores, de 17 membros do Conselho Cient{\'{\i}}fco, 
                         de toda a equipe da Secretaria Executiva da ANPPEA e de 
                         institui{\c{c}}{\~o}es articuladoras locais das cinco 
                         regi{\~o}es do Pa{\'{\i}}s, que contribu{\'{\i}}ram para essa 
                         materializa{\c{c}}{\~a}o. Assim, convidamos voc{\^e}, leitora e 
                         leitor, a mergulhar no mundo do monitoramento, da 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o e dos indicadores de pol{\'{\i}}ticas 
                         p{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental, sabendo que aqui 
                         voc{\^e} vai encontrar uma variedade de mandacarus como um sinal 
                         de encantamento, como um indicador de que o campo da EA existe e 
                         resiste.",
          affiliation = "{} and {} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                 isbn = "9788554939038",
                label = "lattes: 7492853195439690 3 RaymundoBiasBranSorr:2019:TrSoSu",
             language = "pt",
                pages = "480",
           targetfile = "raymundo-avaliacao.pdf",
                  url = "https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/11/livro-MonitoraEA.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


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