@Book{RaymundoBiasBranSorr:2019:TrSoSu,
author = "Raymundo, Maria Henriqueta Andrade and Biasoli, Semiramis and
Branco, Evandro Albiach and Sorrentino, Marcos",
title = "Avalia{\c{c}}{\~a}o e monitoramento de pol{\'{\i}}ticas
p{\'u}blicas de educa{\c{c}}{\~a}o ambiental no Brasil:
transi{\c{c}}{\~a}o para sociedades sustent{\'a}veis",
publisher = "MH- Ambiente Natural",
year = "2019",
volume = "1",
address = "Piracicaba, SP",
keywords = "Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental, Pol{\'{\i}}tica P{\'u}blicas,
Avalia{\c{c}}{\~a}o e Monitoramento, Indicadores.",
abstract = "Esta publica{\c{c}}{\~a}o foi concebida na perspectiva da
Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental - Mandacaru, aquela que insiste,
resiste, que se espalha, alimenta e tem energia reservada para
suportar longos per{\'{\i}}odos de seca. Os mandacarus
descortinam as intr{\'{\i}}nsecas rela{\c{c}}{\~o}es entre os
humanos e n{\~a}o humanos, entre a alimenta{\c{c}}{\~a}o, a
terra, a {\'a}gua, a educa{\c{c}}{\~a}o, a cultura e a
sabedoria de um povo que resiste a um sistema que a cada dia
implode a natureza, a integridade e a dignidade humana,
amea{\c{c}}ando cada vez mais as diversas dimens{\~o}es da vida
no Planeta. Aqui s{\~a}o reveladas hist{\'o}rias, an{\'a}lises,
interven{\c{c}}{\~o}es, utopias, necessidades, expectativas,
diversidade, caminhadas longas ou iniciantes, - que
avan{\c{c}}aram ou ainda avan{\c{c}}am na
formula{\c{c}}{\~a}o, execu{\c{c}}{\~a}o, monitoramento e
avalia{\c{c}}{\~a}o de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de
Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental-, demonstrando o quanto n{\'o}s
educadores e educadoras ambientais, o quanto as a{\c{c}}{\~o}es
e pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas desenvolvidas neste
pa{\'{\i}}s s{\~a}o mandacarus neste sistema opressor, injusto
e desigual. A partir da materialidade e da complexidade dos
indicadores encontramos no Brasil muitos mandacarus, alguns
est{\~a}o presentes nesta publica{\c{c}}{\~a}o, transparecendo
seus espinhos e sua sucul{\^e}ncia, suas for{\c{c}}as e suas
fores, suas terras rasas e {\'a}ridas {\`a} espera de regadores
e nutrientes que lhes permitam continuar de p{\'e} e existir.
Trazemos nesta publica{\c{c}}{\~a}o a complexidade e a
simplicidade, a beleza e a aspereza dos mandacarus, que nos
mostram, tamb{\'e}m, que os indicadores est{\~a}o em nosso dia a
dia, assim como cantado e poetizado por Luiz Gonzaga: mandacaru
quando fulora na seca {\'e} o sinal que a chuva chega no
sert{\~a}o. Os indicadores, como os mandacarus foridos na seca,
s{\~a}o os sinais que esperamos encontrar, evidenciando que a
natureza segue seu fuxo; que plantas, animais e outros seres vivos
continuam existindo, s{\~a}o os sinais para nos alertar o que
precisamos aprimorar em nossas pr{\'a}ticas educadoras ambientais
pela transforma{\c{c}}{\~a}o que possibilite uma sociedade
justa, livre, solid{\'a}ria, democr{\'a}tica, inclusiva, plural
e em conviv{\^e}ncia com outras formas de vida e de
exist{\^e}ncia na Terra. O que se apresenta nessa
publica{\c{c}}{\~a}o {\'e} parte do Sistema Brasileiro de
Monitoramento e Avalia{\c{c}}{\~a}o de Pol{\'{\i}}ticas
P{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental (MonitoraEA),
formado por oito dimens{\~o}es, 27 indicadores compostos,
ferramentas tecnol{\'o}gicas de an{\'a}lises espaciais e
processos educadores que permitam di{\'a}logos, refex{\~o}es,
acolhimento, criatividade, movimento, registros,
sistematiza{\c{c}}{\~a}o e comunica{\c{c}}{\~a}o sobre a
Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental no Pa{\'{\i}}s. Desse modo, o
Sistema MonitoraEA intenciona transparecer as fores dos mandacarus
que est{\~a}o escondidas, a terra seca ou f{\'e}rtil onde esses
mandacarus resistem e pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de
Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental se espalham pelo Brasil, sabendo-se
de suas car{\^e}ncias, demandas e potencialidades. Aberta por um
pref{\'a}cio profundo e esperan{\c{c}}oso de Moema Viezzer e
encerrado por Isabel Carvalho num posf{\'a}cio art{\'{\i}}stico
e provocador, essas autoras nos d{\~a}o o deleite da leitura em
met{\'a}foras, nos encorajando a seguir nas utopias das
pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o
Ambiental, fazendo-nos acreditar que o monitoramento, a
avalia{\c{c}}{\~a}o e os indicadores podem contribuir para regar
e nutrir o solo que n{\'o}s, educadoras e educadores, encontramos
e no qual nos encontramos com as demais manifesta{\c{c}}{\~o}es
n{\~a}o humanas de vida. A publica{\c{c}}{\~a}o, que est{\'a}
dividida em duas partes, pode ser caracterizada como uma fotografa
dos matizes da resist{\^e}ncia no campo da Educa{\c{c}}{\~a}o
Ambiental (EA). A primeira parte traz 19 artigos escritos por
autores e autoras convidadas a refetir sobre monitoramento e
avalia{\c{c}}{\~a}o de projetos ou pol{\'{\i}}ticas de
Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental em seus v{\'a}rios aspectos e
inter-rela{\c{c}}{\~o}es a partir dos indicadores
constru{\'{\i}}dos pela Articula{\c{c}}{\~a}o Nacional de
Pol{\'{\i}}ticas P{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental
(ANPPEA). Destaca-se que a ANPPEA, criada em 2015, {\'e}
tamb{\'e}m fruto de um processo de resist{\^e}ncia do campo da
EA, que buscou inovar em arranjos institucionais para contribuir
para o fortalecimento do ciclo de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas
multic{\^e}ntricas e multiescalares, valorizando a pluralidade de
atores, territ{\'o}rios, fazeres e pensares. Na primeira parte
encontramos artigos sobre monitoramento e avalia{\c{c}}{\~a}o de
pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de EA do nacional ao local, das
escolas {\`a}s unidades de conserva{\c{c}}{\~a}o, com
an{\'a}lises enriquecedoras e inovadoras sobre leis, riscos e
desastres socioambientais, arranjos
pol{\'{\i}}tico-pedag{\'o}gicos, registros hist{\'o}ricos da
Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental de norte a sul do Brasil. Instituto
Chico Mendes de Conserva{\c{c}}{\~a}o da Biodiversidade (ICMBio)
e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Renov{\'a}veis (IBAMA) apresentam suas trajet{\'o}rias e
estrat{\'e}gias que avan{\c{c}}am em pol{\'{\i}}ticas de EA no
pa{\'{\i}}s. Destaca-se ainda a import{\^a}ncia de movimentos
socioambientais, como o Observat{\'o}rio da Educa{\c{c}}{\~a}o
Ambiental (Observare) e da Rede Brasileira de Educa{\c{c}}{\~a}o
Ambiental (REBEA), que fazem an{\'a}lises da conjuntura nacional
e global em narrativas sobre o exerc{\'{\i}}cio do controle
social, que {\'e} ou deveria ser parte de qualquer
pol{\'{\i}}tica p{\'u}blica. Al{\'e}m disso, a primeira parte
da publica{\c{c}}{\~a}o tem em seu artigo inicial a
descri{\c{c}}{\~a}o e a refex{\~a}o sobre o processo
participativo de constru{\c{c}}{\~a}o do Sistema MonitoraEA,
possibilitando aos leitores e leitoras a compreens{\~a}o do
conjunto da obra, o entendimento das partes 1 e 2 como uma
estrutura de capilaridade de mandacarus por este pa{\'{\i}}s de
tantas realidades. Abrimos a segunda parte desta
publica{\c{c}}{\~a}o com um artigo sobre a relev{\^a}ncia do
registro e da sistematiza{\c{c}}{\~a}o de experi{\^e}ncias para
os processos educadores ambientais, necess{\'a}rios ao
monitoramento e {\`a} avalia{\c{c}}{\~a}o, com
a{\c{c}}{\~a}o-refex{\~a}o-a{\c{c}}{\~a}o. Ap{\'o}s este
artigo introdut{\'o}rio, temos os relatos resumidos de 23
experi{\^e}ncias desenvolvidas pelos participantes das cinco
ofcinas de indicadores de pol{\'{\i}}ticas p{\'u}blicas de EA
realizadas pela ANPPEA nas regi{\~o}es Norte, Nordeste,
Centro-Oeste, Sudeste e Sul com o prop{\'o}sito de
forma{\c{c}}{\~a}o de formadores e de constru{\c{c}}{\~a}o do
banco de dados piloto da Plataforma MonitoraEA. As
experi{\^e}ncias sistematizadas e registradas comp{\~o}em a
carga hor{\'a}ria da forma{\c{c}}{\~a}o realizada, num processo
pedag{\'o}gico da pr{\'a}xis, integrando esta
publica{\c{c}}{\~a}o. Os relatos demonstram a capilaridade
alcan{\c{c}}ada no Brasil, dando voz e visibilidade n{\~a}o
apenas aqui nesta publica{\c{c}}{\~a}o, mas, principalmente, nos
territ{\'o}rios de atua{\c{c}}{\~a}o desses educadores e
educadoras ambientais. Desse modo, a presente
publica{\c{c}}{\~a}o tem sua riqueza pelo envolvimento de 162
autoras e autores, de 17 membros do Conselho Cient{\'{\i}}fco,
de toda a equipe da Secretaria Executiva da ANPPEA e de
institui{\c{c}}{\~o}es articuladoras locais das cinco
regi{\~o}es do Pa{\'{\i}}s, que contribu{\'{\i}}ram para essa
materializa{\c{c}}{\~a}o. Assim, convidamos voc{\^e}, leitora e
leitor, a mergulhar no mundo do monitoramento, da
avalia{\c{c}}{\~a}o e dos indicadores de pol{\'{\i}}ticas
p{\'u}blicas de Educa{\c{c}}{\~a}o Ambiental, sabendo que aqui
voc{\^e} vai encontrar uma variedade de mandacarus como um sinal
de encantamento, como um indicador de que o campo da EA existe e
resiste.",
affiliation = "{} and {} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
isbn = "9788554939038",
label = "lattes: 7492853195439690 3 RaymundoBiasBranSorr:2019:TrSoSu",
language = "pt",
pages = "480",
targetfile = "raymundo-avaliacao.pdf",
url = "https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2019/11/livro-MonitoraEA.pdf",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}